Biografia

João Francisco Fernandes Chicória nasceu no Porto em 1998. Começou os seus estudos aos quatro anos de idade com o seu pai, tendo aos cinco anos entrado no Centro de Estudos Musicais do Porto. Aos seis anos começou a estudar violino, com a Professora Erika Bladh (2003 a 2006) e aos oito passou a estudar com a Professora Anna Kratochvilova, no Conservatório de Música da Maia (2007 a 2008). Estudou também com o professor José Tavares (2009 a 2013).

No ano de 2013/2014 ingressou na escola Profissional de Música de Espinho, estudando com o Prof. Roberto Valdés e nos anos letivos de 2014/2015 e 2015/2016 com o Prof. José Pereira.

Participou em Masterclasses de violino com os Professores Carlos Damas, Dora Schwarzberg, Alfredo García Serrano e Praskovia Tanikova.

Estudou música de câmara com Ryszard Wóycicki, António Saiote e Carlos Azevedo. Fez masterclasses de música de câmara com Jon Thorne, Juan Carlos Garvayo e Caspar Frantz.

Já tocou e toca em orquestras como: a OCE (Orquestra Clássica de Espinho), a Orquestra Sinfónica da ESMAE, ACO (Orquestra da Costa Atlântica), a OCPP (Orquestra Clássica do Politécnico do Porto), participou no EGO 2018 e 2019 (Estágio Gulbenkian para Orquestra) e tocou também nos projetos Side by Side 2018 e 2019 com a Orquestra Gulbenkian.

Trabalhou com maestros como Pedro Neves, Cesário Costa, Luís Carvalho, José Eduardo Gomes, António Saiote, Florent Héau, Jean-Marc Burfin, Javier Viceiro, Thomas Hauschild, Andreas Stoehr, Dietrich Paredes, Jan Wierzba, Joana Carneiro e Lorenzo Viotti.

Participou nos festivais FIME (Festival Internacional de Música de Espinho), Cistermúsica (Festival de Música de Alcobaça), FIPA (Festival Internacional de Piano do Algarve) e também no festival da ESMAE.

Atualmente frequenta o último ano de licenciatura na ESMAE (Escola Superior de Música Artes e Espetáculo) na classe do Professor Vítor Vieira.