Biografia

João Paulo Sousa Chicória é músico profissional e professor de música, descende de uma família inteiramente dedicada à música, seu Bisavô foi Maestro e compositor conhecido por ter composto obras tais como: “Hino de Felgueiras”, “Murmúrios de Vizela”, “As duas loucas”, “O Rapaz”, “No jardim”, “Ó Zeca”, “Ave Negra” e “Abandonado”, todas inscritas na Sociedade Portuguesa de Autores e algumas destas incluídas no último CD “Melodias de Vizela” e no CD “CHICÓRIA”, lançado em 2007, outro intitulado Murmúrios de Vizela em 2011 e Ver Ouvir a Calar em 2017 pela Sociedade Filarmónica Vizelense. Em 2017 foram editadas duas biografias suas, uma pelo Dr Pedro Marques e outra pelo Maestro Joaquim Ribeiro. O seu avô Francisco Chicória foi músico e maestro na banda da Armada entre outras. Era igualmente professor de música.
Foi com o seu avô que começou a dar os primeiros passos no mundo da música, aos quatro anos mais tarde estudou guitarra clássica na “Muzicart” com o professor Paulo Gomes, estudou violino, com o professor Licínio Almeida, tendo efectuado alguns cursos de aperfeiçoamento musical com o professor Sergey Kravchenko, professor no Conservatório Estatal de Moscovo e Keiko Wataya, professora no Conservatório Estatal de San Sebastián e de Amesterdan e Peter Ferreira, violinista Luso-americano, e com o virtuoso violinista Carlos Damas. Fez cursos de dança criativa, na Universidade Livre de Dança, e de pedagogia musical, na Meloteca, varias formações na ABRSM e com Kurt Sassmannshaus. Estudou ainda com Kathy and David Blackwell na ESMAI ( Escola Superior de Música Artes e Espetáculo) Fez curso Suzuki com o Professor André Isai, e estudou estilos populares de Música com Christopher Norton na Escola de Música Silva Monteiro.

Deu aulas de formação musical no Agrupamento Escolar do Pinheiro, Penafiel, Agrupamento Escolar de Baguim, Gondomar. Deu aulas de Violino na Academia Tempus – Representante ABRSM, “Academia de Artes Carrocel Mágico’` Academia O Mestre’, ‘ABC do saber’, “Hangar do Rock”,”Centro de dança de Valongo.” “acadmia Be Smart” e colaborou com o Maia Ensemble, na gravação do CD do Orfeão de Espinho.

Actualmente toca num grupo de música popular portuguesa, grupo esse que se dedica a tocar e procurar música de raiz portuguesa, colabora na organização de Masterclass para o Violinista Carlos Damas. Lecciona a disciplina de Violino na escola de Música “Sete Notas”, “Orfeão de Rio Tinto”, “Escola de Música Flor de Infesta” e “Academia de Música Pedro Fonseca”,’CAOD’ “Escola Flow “. Tem actuado com regularidade no salão nobre do Centro Social de Ermesinde, no Centro Novas Oportunidades de Ermesinde, no Auditório do Centro Paroquial de Perafita e no Auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, Fórum da Maia, Auditório do Flor de Infesta, Auditório Oliveira do Douro, Auditório da Exponor, Auditório da Lipor, Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, Auditório da Junta de Freguesia de Vila Nova da Telha, Maia, Auditório Fórum de Ermesinde, Auditório do Centro Paroquial Vilar do Pinheiro, Auditório do Centro Paroquial de Baguim.

È membro da ESTA Portugal

Paulo Chicória toca num violino Alemão de finais do seculo XIX montado por Cláudio Rocha e num Violino Flor de Liz de 2008 do Luthier António Monteiro.

Patrocínios